por Ana Luíza Albacete

- Life of Pi (2012)
- Direção: Ang Lee
- Roteiro: David Magee
- Atores: Irrfan Khan, Gérard Depardieu, Suraj Sharma, Tabu, Adil Hussain, Ayush Tandon
- Drama - 10 Anos - 127 min. - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 21 de dezembro de 2012
Mini-Crítica - Resumo:
"As Aventuras de Pi" conta a história de um garoto chamado Pi, que é o único de sua família a sobreviver a um naufrágio. Ele fica à deriva em um bote salva-vidas com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre e tenta sobreviver com instruções de um pequeno manual. É um filme bonito de se assistir, apesar de a história de vez em quando se arrastar.
Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.
"As aventuras de Pi" - primeiramente, arranca esse plural daí, porque quando você diz "aventuras" eu penso em vários acontecimentos em várias épocas de uma vida de certa pessoa que, realmente, viraram aventuras. MAS esse filme é sobre uma única e exclusiva "aventura". Sim, entre aspas porque eu ainda acho que quando você sai numa aventura, você sai sabendo que é uma aventura e o que você vai fazer, mas nesse filme, é a história de um garoto que sobrevive a um naufrágio.
A história é o seguinte: os pais de Pi são donos de um zoológico na Índia. E um dia a situação financeira da família fica ruim e eles não tem como manter o zoológico caso o governo indiano não ajude. O pai de Pi recebe uma proposta de emprego no Canadá. Então, eles decidem colocar todos os animais em um navio cargueiro e levá-los para os Estados Unidos para vendê-los e então começar uma vida nova no Canadá.
Só que no meio da viagem pelo oceano pacífico, uma tempestade atinge o navio, ele naufraga e Pi é o único que se salva. E, no meio da tempestade, caem no barco uma zebra e uma hiena. No dia seguinte Pi consegue achar um Orangotango flutuando e salva ele também.
Mas, animais sentem fome. A hiena ataca a zebra e o orangotango numa tentativa de salvar a amiga listrada, acaba sendo atacado. E quando a hiena tenta atacar Pi, Richard Parker o salva.
A pergunta é: quem é Richard Parker? Vocês vão ter que ir ao cinema assistir.
Confesso que esse filme me fez sentir várias coisas. Entre elas tédio, vontade de dormir, vontade de chorar e o meu grande amor pelos animais.
A fotografia é maravilhosa e os diálogos são inteligentes, mostrando que humanos podem sim conviver com animais e que eles têm sentimentos e alma, basta ter um pouco de sensibilidade para entender isso.
Palmas para Ang Lee, que fez com que o filme fosse movido apenas por animais e escolheu um ator novo como protagonista que é o Suraj Sharma.
Assim, se você tiver a chance de ver em 3D, veja. Porque vai ser uma experiencia belíssima, o diretor usou muitas cores vibrantes, coisas que se movem demais e tem uma cena que em 3D deve ser MUITO BOA MESMO!!!!! (Não vou dar spoiler)
*Dana interferindo: mas só se o 3D do seu cinema for bom! Teve quem achasse dispensável. Eu ainda não consegui ver...
Enfim, apesar de ter suas partes chatas, como longos momentos de silêncio, ou coisas que você pensa: "cê tá de sacanagem, né amigo?". O filme vale muito a pena, talvez, pra quem não gosta de animais não seja tão bom, mas garanto que é uma boa lição. E se você gosta de animais, vai assistir porque é um ótimo filme.
Sobre a nota: 4 conversinhas, por ter momentos que eu queria levantar e ir embora, mas valeu a pena pelo visual e pela história.
Classificação:
(4/5 conversinhas)
Ainda quer saber mais?
>>>Resenha indicada
Eu adorei o filme, gostei bastante. Apenas o título nacional que ficou meio vago. Tinha que ser "A Vida de Pi", pois se você perceber, tem a infância de Pi, a adolescência, e quando ele está adulto contando a história. "As aventuras" não cai bem. Sobre os efeitos especiais, eu adorei, tipo, extraordinário, a única coisa que eu não gostei foi o 3D, porque o filme não necessita disto. É claro que fica mais legal assistir com os óculos, mas não faz tanta diferença assim. Enfim, ótima crítica, mas ao contrário de você, eu gostei bastante, haha.
ResponderExcluirOBS: Eu fiquei muito triste quando aquela maldita hiena matou a zebra e o orangotango... gente, que horror, mas ainda bem que o Ang não deixou muito visível as mortes :(
Abraços, Joshua Guimarães
Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com
Querido Joshua,o mais é a vida se não uma aventura, ou o conjunto delas?
ExcluirEu fui assistir um filme e passou o trailer das aventuras de pi, fiquei emocionado. Muito boa a fotografia mesmo! Pretendo ir assistir!
ResponderExcluirAssisti As Aventuras de Pi essa semana e amei!!! A fotografia é incrível e você fica realmente imerso na história. Senti tudo o que o personagem passava, o cansaço, a sede e até tomei um tremendo susto NAQUELA parte do Richard Parker! Assisti em 3D e gostei bastante, acho que deu mais proximidade com o filme.
ResponderExcluirAssisti o filme e adorei! Ficamos debatendo esse filme por dias...
ResponderExcluirVoces já pararam pra pensar em toda a simbologia que o filme todo retrata? Alguém chegou a conclusão de que não existiam nenhum daqueles animais, eles representavam as pessoas: marinheiro (zebra), cozinheiro (hiena), orangotango (Mãe de Pi) e o tigre (o próprio Pi). Por fim, o Pi enquanto na aventura do naufrágio estava representando Deus.
Essas conclusões fez com que eu ficasse encantada com esse filme.
Por favor, respondam o que voces acharam...
Concordo com vc anônima, fiquei muito tempo pensando nisso e o tigre no caso retrata a dificuldade que Pi teve para lidar com si mesmo. Ele precisou domar seus instintos para conseguir sobreviver, e inventou toda essa fábula, para tornar o episódio menos sofrido.
ExcluirConcordo com vc anônima, fiquei muito tempo pensando nisso e o tigre no caso retrata a dificuldade que Pi teve para lidar com si mesmo. Ele precisou domar seus instintos para conseguir sobreviver, e inventou toda essa fábula, para tornar o episódio menos sofrido.
ExcluirVc chegou a conclusões erradas. No filme, não se diz qual a história "correta". Você deixou seu lado racional, científico, falar mais alto, como o pai do Pi faria. E deixou o encantamento de lado.
ResponderExcluirPi só se salvou por sua fé. Lembre-se disso.
A história real é que ele sobreviveu pois como um tigre comeu a carne de todos, do marinheiro, do cozinheiro, da mãe... parece com o naufrágio da medusa ou a queda de avião dos sobreviventes dos Andes! E Ang Lee conseguiu contar esta horrível estória de sobrevivência em um belo filme, cheio de imagens ricas de símbolos.
ResponderExcluirSim axisti o Filme Muito bom ... So nao entendi a parte que ele foi parar um uma ilha flutuante .. que era carnivora .. mais podem me explicar ..
ResponderExcluirna verdade esse filme e Pura FÉ em Deus .
Correto . na Historia de P.i ... e pura Fé em Deus ... Sim e Deus Usa o Richar Parker ...Com isso .. Na Historia Deus Estar em Richard Parker ...
ResponderExcluirO filme e Fé Do começo ao Fim . Muito Lindo . Mesmo ...
Essa resenha ta uma merda, vão ver o filme pq vale muito a pena e PENSEM sobre o filme. Assistam mais de uma vez pq ele passa MUITAS MENSAGENS. Precisa ser inteligente para capta-las, eu nao captei muitas mas depois do filme, conversando com meu pai ( que é bem inteligente) ele me mostrou várias coisas. ASSISTAM!
ResponderExcluirEssa resenha ta uma merda, vão ver o filme pq vale muito a pena e PENSEM sobre o filme. Assistam mais de uma vez pq ele passa MUITAS MENSAGENS. Precisa ser inteligente para capta-las, eu nao captei muitas mas depois do filme, conversando com meu pai ( que é bem inteligente) ele me mostrou várias coisas. ASSISTAM!
ResponderExcluir